17 de Julho de 2023
Com 60 mil matrizes produtores lançam a Rede Suíno Forte MT
Dezenas de suinocultores mato-grossenses lançaram na última sexta-feira (14.07), a Rede Suíno Forte Mato Grosso, hub de negócios que surge para transformar necessidades individuais em coletivas nas demandas da cadeia produtiva no mercado. A rede de negócios é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), que iniciou o projeto há dois anos também com intuito de apoiar a atividade a superar uma das maiores crises já enfrentadas pelo setor.
O presidente da Acrismat e da Rede Suíno Forte MT, Frederico Tannure Filho, suinocultor no município de Primavera do Leste, destacou que o objetivo da RSF-MT vai além da busca pela diminuição dos custos de produção e também focará em melhorar a gestão das granjas.
“É um projeto que vem para alavancar ainda mais a suinocultura mato-grossense, é um modelo que é utilizado em várias outras áreas e tem se mostrado eficiente. Na suinocultura é pioneiro e acreditamos que trará redução nos custos de produção, mas também possibilitará aos suinocultores ferramentas que ajudarão na gestão das granjas, de acordo com a necessidade de cada um”, pontuou.
Inicialmente a Rede Suíno Forte MT conta com 19 suinocultores que são associados da Acrismat, que totalizam mais de 60 mil matrizes e estão localizados nos municípios de Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antônio do Leverger, Sinop, Sorriso e Tapurah.
De acordo com o gerente executivo da RSF-MT, Lucas Marinho, o modelo de rede de negócios é uma ferramenta que dá mais competitividade ao setor, principalmente nas questões de comercialização, com aumento de escala na compra e venda de produtos.
“A Rede proporciona acesso a novos mercados, dá maior poder de negociação aos produtores por serem representados por uma organização empresarial com maior potencial de compra. Dessa forma é possível negociar melhor com os fornecedores, diminuir os custos dos insumos e assim aumentar a margem dos produtores, além de aumentar o networking dos integrantes com o mercado e abrir novos horizontes para o suinocultor”, explicou.
Um levantamento do Observatório Brasileiro de Redes e Centrais de Negócios mapeou 501 redes e centrais de negócios que, juntas, contemplam mais de 25 mil empresas em atividade no Brasil.
O número representa um marco dentro de um setor que vem crescendo nos últimos anos, impulsionado pela criação de grupos de negócios em diferentes segmentos econômicos, com destaque para o varejo de alimentos (133 redes), farmácias e drogarias (106) e materiais de construção (88).